Social Icons

AÇUDE ARARAS TEM VOLUME DE AGUA INFERIOR A 42,08%

 Gráfico Araras Últimos 7 dias - Clique pra ampliar
O açude Paulo Sarasate, conhecido como açude Araras está com apenas 42,08% de sua capacidade total. O açude é ponto de captação de água para abastecimento de algumas cidades na bacia do Acaraú, entre elas Hidrolândia. A situação é preocupante visto que a quadra chuvosa continua deixando a desejar. A Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh)
monitora os 139 açudes cearenses divididos nas 12 bacias hidrográficas do Estado, e a situação em todos eles é preocupante.

A escassez das chuvas compromete a quantidade de água armazenada nas 12 bacias do Ceará. Ontem, somente 43,8% do volume total estavam ocupados e apenas o açude Gavião apresentava volume superior a 90%.
O açude Carnaubal, em Crateús, estava ontem com 6,71% de volume de água, segundo dados da Cogerh

Dos 139 açudes cearenses monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), 75 - 53,9% - estão com volume de água inferior a 30%. E somente o reservatório Gavião, localizado em Pacatuba, apresenta volume superior a 90%.


A baixa reflete a escassez de precipitações nos últimos meses. Nenhum dos açudes estava sangrando ontem e alguns apresentavam volume de ocupação inferior a 5%. Como o Pirabibu, em Quixeramobim; o Desterro, em Caridade; e o Cupim, em Independência.

A menor porcentagem de ocupação está no açude Madeiro, situado em Pereiro, na bacia Médio Jaguaribe, com volume de 1,71%. Ele poderia abrigar até 82,45 hm³, mas tem somente 0,05 hm³ (cada hectômetro corresponde a 100.000 milímetros).

Segundo dados fornecidos pela Cogerh, as 12 bacias hidrográficas do Ceará têm capacidade de armazenamento para, pelo menos, 18 bilhões de m³. No entanto, até ontem, apenas 43,8% desse volume estavam ocupados. A quantia é ligeiramente menor do que a apresentada há dez dias, quando o conjunto de reservatórios tinha 44% da capacidade.

Apesar das porcentagens não refletirem qual açude está com maior ou menor quantidade de água – pois cada um apresenta capacidade de armazenamento diferente –, o número de reservatórios com baixa ocupação é notória. Em Tauá, o açude Broco tem volume de 4,95% e o Várzea do Boi de apenas 3,92%.

Cada bacia hidrográfica abriga uma quantidade específica de açudes. Alto Jaguaribe, Banabuiú e Metropolitana (responsável pela região de Fortaleza), por exemplo, têm 19 reservatórios cada.

Chuvas

A baixa nos açudes é reflexo da escassez de chuvas registrada nos últimos meses. Entre as 7h de quarta-feira, 10, e as 7h de quinta-feira, choveu em apenas 13 municípios cearenses. A maior precipitação foi registrada em Acaraú (60 mm) e a menor em Camocim (1 mm).

De acordo com informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as chuvas devem permanecer isoladas. “A maior possibilidade de precipitações está no Litoral”, afirma o meteorologista José Maria Brabo.

ENTENDA A NOTÍCIA

A Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) monitora os 139 açudes cearenses divididos nas 12 bacias hidrográficas do Estado. Até a noite de ontem, nenhum reservatório estava sangrando e 75 apresentavam volume inferior a 30%.

Serviço
Cogerh
Para acompanhar em tempo real informações sobre reservatórios e regiões hidrográficas: www.hidro.ce.gov.br
Fonte: O Povo/Hidrolândia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Blogger Templates